Responsabilidade Ambiental

É preciso reciclar. Não há mais como falar de ações e escolhas sustentáveis sem pensarmos imediatamente na reciclagem.

Mas antes de tudo, a reciclagem é uma questão de conscientização de que qualquer pequeno gesto contribui para reverter o quadro de desgaste dos recursos naturais. A Empax entende que nessa luta, as indústrias devem estar à frente, educando, conscientizando e viabilizando alternativas sustentáveis para sua produção.

As embalagens fazem parte da cultura humana, estão inscritas na memória coletiva das sociedades e são indispensáveis para a vida moderna. Proporcionam praticidade e higiene, transportabilidade e atrativos para o cliente, porém é certo que seu custo ambiental pode ser alto se não houver acompanhamento de seu ciclo de vida. Atualmente em São Paulo, a maior parte do lixo doméstico não é reciclado. Isso pode ser revertido e a Empax já contribui positivamente para isso.

A Empax deseja compartilhar seu compromisso com a sustentabilidade, mostrando algumas das ações concretas que empreende através da destinação final adequada de seus descartes e de seu lixo, e a transformação destes materiais em novos produtos através de parcerias importantes com algumas empresas.

 
 Alumínio
 
Material reciclável:
Rejeitos e refile de embalagens de Alumínio.
 
Utilização:
Embalagens, impressas ou não, para produtos farmacêuticos, tampas e selos.
 
Processamento:
O material Empax que contém alumínio na sua composição é enviado para a empresa onde será transformado.
 
O alumínio é fundido em grandes fornos que transformam os descartes em lingotes. Estes são vendidos e posteriormente moldados em diversos formatos.
 
Material final:
Lingotes de alumínio.
 
 BOPP
 
Material reciclável:
Rejeitos e refile de Polipropileno Bi-orientado - BOPP
 
Utilização:
Embalagens para biscoitos, snacks, rótulos, chocolates, etc.
 
Processamento:
O material Empax que contém BOPP na sua composição é enviado para a empresa onde será transformado.
 
As impurezas são separadas e o material limpo vai para uma máquina de moagem que o transforma em micro-pedaços. Em seguida, esse material é colocado em uma extrusora que, através de altas temperaturas e adição de corantes, transforma o BOPP em resina granulada.
Essa resina é usada em máquinas de injeção que fabricam produtos rígidos.
 
Material final:
Vasos e materiais para floricultura.
 
 Madeira
 
Material reciclável:
Madeira de Pallets e acondicionamento.
 
Utilização:
Suporte para acondicionamento e transporte das matérias primas utilizadas na fábrica e dos produtos acabados destinados aos clientes.
 
Processamento:
 
Pallets quebrados ou danificados não podem ser utilizados na cadeia produtiva da Empax, mas nem por isso são descartados. O material é enviado à empresa que reciclará as madeiras para a fabricação de objetos.
 
Os pallets são desmontados e limpos, os pregos são retirados. As madeiras são cortadas e lixadas nos formatos específicos para a montagem de novos produtos.
 
Material final:
Brinquedos e mobílias de madeira para crianças.
 
 Polietileno
 
Material reciclável:
Rejeitos e refile de estruturas com Polietileno.
 
Utilização:
O polietileno é utilizado principalmente nas embalagens para sachê, misturas secas, produtos de limpeza, café, sabonete, snacks, entre outras.
 
Processamento:
O material Empax que contém polietileno na sua composição é enviado para a empresa onde será transformado.
 
O polietileno é triturado em pequenos pedaços, que são colocados em uma forma e prensados com calor, derretendo o polietileno e formando uma peça rígida.
 
Uma grande vantagem do processo desenvolvido é a enorme variedade de produtos que se pode obter, pois desde que haja uma quantidade mínima de polietileno, é possível mesclá-lo com muitos outros materiais, inclusive o papel, abrindo consideravelmente o leque de possibilidades de reciclagem deste material.
 
Material final:
Placas para tapumes, forros para telhas e produtos substitutos da madeira.
 
 Polipropileno
 
Material reciclável:
Buchas de Polipropileno.
 
Utilização:
Suporte de embalagem das bobinas de matéria prima.
 
Processamento:
O material Empax que contém polipropileno na sua composição é enviado para a empresa onde será transformado.
 
O polipropileno é separado por cores; em seguida o material é triturado em pequenos pedaços, facilitando a etapa seguinte do processamento.
 
O material triturado é processado até a forma granular. Nesta etapa também acontece o tingimento com corantes adequados. Neste ponto os grãos de resina estarão prontos para serem injetados nos formatos desejados.
 
Material final:
Vassouras.